Bamin e IEL-BA lançam Programa de Qualificação de Fornecedores

Evento virtual divulgou as políticas e procedimentos do projeto, que irá desenvolver mais de 50 pequenas e médias empresas em 30 municípios da Bahia

Por Conexão Mineral 13/07/2023 - 19:50 hs
Foto: Bamin
Bamin e IEL-BA lançam Programa de Qualificação de Fornecedores
Todo o programa de capacitação do PQF será realizado na modalidade online

A Bamin lançou oficialmente para o mercado, por meio de evento virtual realizado em 12/7, o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) da companhia, com início neste ano de 2023. Fruto de uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA), a iniciativa tem o objetivo de estruturar a gestão de pequenos e médios empreendimentos, fomentar a geração de negócios e desenvolver a economia das regiões que integram a zona de influência dos projetos da Bamin  no estado.

A empresa aproveitou a oportunidade para reforçar que o canal oficial de comunicação com fornecedores que formam a cadeia de suprimentos é realizado sempre por meio de cadastro na página bamin.com.br/fornecedores e pela plataforma Nimbi. Dúvidas podem ser tiradas pelo serviço de atendimento ao público externo, o Alô Bamin: 0800 071 2005. Para participar do PQF, não é preciso ser um fornecedor ativo ou cadastrado da Bamin. Qualquer empresa que atenda aos critérios de seleção do PQF poderá se inscrever para participar, por meio de contato com o IEL-BA.  

O evento de lançamento do programa de qualificação, transmitido ao vivo pelo YouTube do IEL-BA, reuniu mais de 100 participantes, entre empreendedores de diversos segmentos, associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas, além de prefeitos e secretários municipais dos mais de 30 municípios que o PQF deverá contemplar. O programa terá duração de 12 meses, 80 horas de capacitação para fornecedores e 200 horas de mentoria coletiva.

O PQF irá promover qualificação da gestão empresarial em mais de 50 pequenos e médios negócios. “O objetivo é tornar a cadeia de suprimentos regional mais competitiva, com expectativa de criar um efeito positivo e sustentável na geração de empregos e no desenvolvimento socioeconômico de toda a região”, destacou Felipe Heiderick, Diretor de Suprimentos da Bamin.

A previsão é de que as atividades do PQF comecem em setembro de 2023. Nesta fase de planejamento, o IEL disponibiliza um canal para que os empreendedores manifestem interesse em participar do PQF. O link estará disponível até o dia 21 de julho como uma forma de mapear a quantidade de negócios interessados, mas o preenchimento não representa um acesso direto ao programa. O IEL-BA fará contato com as empresas a fim de orientá-las a participar da etapa seguinte de seleção. 

Todo o programa de capacitação do PQF será realizado na modalidade online. Os treinamentos irão acontecer, sob as seguintes temáticas principais: planejamento estratégico; finanças e custos; marketing e vendas; gestão de pessoas; gestão da qualidade; gestão socioambiental; saúde e segurança do trabalho. O projeto também irá realizar rodadas de negócio, criando oportunidades para apresentação de portfólios de produtos e serviços à área de suprimentos da Bamin

“A participação no PQF não gera uma obrigação de contrato com a Bamin, mas é um caminho importante para que as empresas se qualifiquem e se tornem aptas para participar dos processos de cotação, não só da Bamin, mas de qualquer outra empresa de grande porte”, explicou a gerente de Negócios do IEL, Fernanda Moreira. 

Seleção

A escolha das empresas participantes do PQF seguirá dois critérios principais: segmentos de negócio e regionalidade. Em razão de se adequarem às principais necessidades do setor de suprimentos da Bamin, alguns segmentos serão priorizados: obras civis; serviços e redes de TI; locação de veículos e equipamentos; serviços ambientais; facilities; EPIs e uniformes; alimentação; serviços de buffet e eventos; publicidade e propaganda; hotelaria; peças e ferramentas em geral; fornecedores de baterias, óleos, lubrificantes; segurança patrimonial e predial; usinagem e topografia. 

O critério de regionalidade contempla os pequenos e médios fornecedores sediados nos municípios que fazem parte dos territórios de influência dos projetos da Bamin. São eles: Aiquara; Aurelino Leal; Aracatu; Barra do Rocha; Brumado; Buerarema; Caetité; Camamu; Gandu; Gongogi; Barra da Estiva; Jequié; Ibiassucê; Ilhéus; Ipiaú; Itajuípe; Itacaré; Itabuna; Itagibá; Livramento de Nossa Senhora; Lagoa Real; Mirante; Rio do Antônio; Tanhaçu; Ubaitaba; Uruçuca; Contendas do Sincorá; Ubatã; e Itagi.

O IEL disponibiliza os seguintes contatos para informações a respeito das etapas de seleção e ingresso das empresas no PQF: (73) 3222-7090/7089.